quarta-feira, 29 de julho de 2009

Equipe de Reportagem de Minas,é vitima do famoso golpe da internet

Mais um golpe pela internet foi desvendado nesta semana passada 25/07.Desta vez as vitimas foram Jornalistas{recem formados}do estado de Minas Gerais.
O golpe bem planejado pela quadrilha teve inicio no dia 07/07,quando os Jornalista Ricardo Freitas é Silvana Sapori{leia-se}recebeu um emil de uma empresa que se passava pelo Jornal o estadao de Minas Gerais{ate o devido momento representada por Alexandre Amorim}no devido emil o mesmo demostra interesse em contratar por 18dias,o trabalho dos jornalistas,que em vários contatos telefonicos com os golpistas acabarão fechando um acordo,porem o trabalho consistirar no estado de São Paulo.{onde foi descoberto o golpe} Aceito a proposta de trabalho os jornalistas embarcarão para a cidade de Belo Horizonte{onde ambos se conheçeram}e logo depois para a cidade de Varginha{local marcado para encontro com a quadrilha}que em companhia dos mesmo concluiram viagem ate o estado de São Paulo.
Os Jornalistas afirmam que durante a tragétoria da viagem,tudo ocorreu bem,não deixando nenhum vestigio de duvida quanto ao caracter dos mesmo. Chegando ao estado como combinados os golpistas juntos com as vitimas se hospedaram em hotel como ja havia conbinado desde do inicio porem na cidade de Barueri região do Aphaville. No inicio da tarde do mesmo dia os jornalistas foram apresentados ao restante da equipe cinegrafistas e assistêntes{possivéis vitimas}a fim de acertarem detalhes finais para inicio imediato do trabalho.
O trabalho que teve inicio no dia 11/07 com materias policias,públicas,sociais,e emprensariais,ocorreu tudo conforme conbinado ate o dia 26/07 onde ali a quadrilha colocou em pratica o seu golpe. Na sexta feira 26/07 uma das integrantes da quadrilha com nome de Juliana que se passava com produtora jornalistica e tambem como atual responsavel pelos jornalistas no estado,pediu os documentos dos mesmos afim de realizar o contrato de trabalho dos 18dias,quando estava com posse sob os documentos das vitimas a quadrilha decidiu separar os jornalistas de hotel,para evitar que os mesmos desconfiança,foi ae quando trasferiu a Jornalista Silvana Miranda para um hotel no bairro de Jabaquara sintuado na zona zul do estado,relatando estava pensando na comodida para a mesma pois o novo hotel ficaria proximo do local onde sera desenvolvida as demais materias. Fazendo assim a vitima perder o contato com o seu colega de profisão Ricardo de Freitas.
Ao dar entrada no Hotel Blue Dreans,a vitima informou que a pedido da Juliana acertou um pacote com valores de hospedagem,o qual foi passado para a mesma via tefone,onde a golpista se comprometeu a estar enviando naquele momento por deposito bancario a quantia de R$1.275reais,cerca de vinte minutos depois,a adimistração do hotel informou que o valor constava na conta como bloqueado{procedimento bancario normal pois havia encerrado o expediente bancario}estando tudo ok,por volta das 21hrs do mesmo dia a Jornalista da entranda no hotel para descanso pois estava a trabalho nas aproximidades.
Porem ja permanecendo no local durante todo o final de semana,a mesma entrou em contato com a Juliana pedindo que ela trousesse a sua bagagem é seus documentos ate o devido local,tendo assim a promessa que levaria as suas coisas na terça feira a tarde,pois o carro que ficaria a disposição dela estaria com outra pessoa por isso a vitima não fez nenhum questionamento é aguardou.
Na manha desta terça feira 28/07 quando por volta das 10hrs da manha a Jornalista foi acionada pela admistração do hotel questionado que avia problema no deposito pois o banco avia extraviado o deposito motivo que o evelope foi depositado vazio,logo a vitima começou contato a equipe porém sem retorno algum,todos os telefones encaminhava se a chamada para a caixa postal,ao consultar o site da empresa a mesma constatou que o site havia sido desativado nas ultimas 24hrs.
Desconfiada que teria sido vitima de um golpe,a vitima decidiu procurar orientação da Policia Militar é Policia Civil do estado, mas antes decidiu compareçer ao banco do Itaú para fazer o cancelamento do seu cartão que tinha ficado junto com os seus pertences no antigo hotel,porem a mesma foi surprendida quansdo foi informada na agência que a senha da sua conta havia sido trocada,é pelo motivo de estar sem documento de indentificação não consegueria acesso algum a sua conta.
Recebendo orientação da Policia Militar,a Jornalista foi orientada a procurar a policia civil para lavrar o boletim de ocorrência pois a mesma foi vitima de um esterionato{art 171}. Encaminhado se ate o 35 departamento de policia civil de Jabaguara,onde foi lavrado o boletim de ocorrência relatando o caso é para possivel investigação da policia local,é o Jornalista Ricardo de Freitas compareçeu no 102 departamento de policia do socorro onde tambem lavrou o boletim de ocorrência pelo mesmo crime.
Apos ter descoberto que foi vitima de um golpe a Jornalista recebeu todo o apoio dos policiais de plantão do 35 Departamento de Policia de Jabaquara.

Obs:Esta noticia foi manchete nos principais Jornais Mineiros nesta quarta feira.
Confira em alguns Jornais:

Jornal estado de Minas: Reporter é vitima de empresa fantasma

Jornal o dia: Jornalistas Mineiros são alvo de esterionatarios em SP

Jornal Folha Online: Jornal fantasma contrata Jornalistas Mineiros para função fantasma em Sao Paulo

Jornal o Diario: Jornalistas de Minas é lesado apos golpe da internet

Jornal Imprensa: Equipe de Reportagem Mineira descobre que foi lesado em SP

Jornal o Estadão: Jornalistas Diplomada vitimas do Golpe da Net em Sao Paulo