terça-feira, 29 de setembro de 2009

PM prende três em manifestação de lojistas do metrô em SP; carro é incendiado

Três pessoas foram presas no início da tarde desta sexta-feira durante um protesto de funcionários e proprietários de lojas que funcionam nas estações do Metrô de São Paulo, em frente ao Centro Integrado de Administração do Estado, na rua Boa Vista, 175, no centro de São Paulo.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o grupo protestou contra o suposto cancelamento dos contratos vigentes para a abertura de concorrência para a ocupação dos espaços por novas empresas. Durante a manifestação, eles atearam fogo em um carro. O incêndio foi apagado pelo Corpo de Bombeiros.
Os manifestantes ainda chegaram a bloquear a rua por volta de 10h35, mas a via foi liberada cerca de dez minutos depois, pela PM. Durante os protestos, três pessoas foram detidas e encaminhadas para o 1º DP (Sé), onde deverá ser averiguada a participação deles na manifestação.
A PM também fez imagens da manifestação e afirma que elas poderão ajudar na identificação dos responsáveis pelo incêndio no veículo e pelo lançamento de uma bomba. Inicialmente, a polícia tinha informado que o explosivo tinha partido do prédio do metrô, mas eles mudaram a informação e agora afirmam que a bomba partiu da rua.
Por volta das 13h20, o grupo já tinha dispersado e o clima era tranquilo no local. Apesar disso, o carro incendiado permanecia na via, interditando a pista da direita.
Durante a manifestação, uma funcionária que trabalha no prédio informou que todos os funcionários estavam sendo aconselhados pela equipe de segurança a deixar o local, saindo para almoçar. Às 13h30, os funcionários já tinham retornado para o prédio.