segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aécio vai buscar apoio no Sul do país

Reporter; Rafael Sânzio
Edição; Silvana Sapori/ Bruna santos

Em mais um lance da disputa interna do PSDB pela candidatura à Presidência da República, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, articula apoios hoje no Sul do país, onde participará de reunião com lideranças políticas e empresarias de Santa Catarina, na sede do Diretório do partido, em São José, às 18 horas. Em seguida, Aécio jantará com o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), na residência oficial Casa D’Agronômica. Conforme o deputado federal Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB nacional, o Sul do Brasil, assim como a Região Nordeste, são colégios eleitorais em que Aécio precisa ser mais conhecido do público.

Antes de chegar a Santa Catarina, Aécio participará, na parte da manhã, no Rio de Janeiro, de um um seminário sobre “Cenários e Perspectivas para o Brasil”. Ao meio-dia, ele se reunirá com o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).
De acordo com Rodrigo de Castro, a viagem de Aécio a Santa Catarina foi motivada por um convite do governador Luiz Henrique, mas o governador mineiro vai aproveitar o tempo livre para se reunir com tucanos catarinenses e com o vice-governador daquele estado, Leonel Pavan, também do PSDB.
A agenda política de Aécio em Santa Catarina segue uma semana depois em que o governador apostou suas fichas na Região Nordeste. Na semana passada, Aécio teve encontros políticos em Pernambuco, Ceará e Sergipe.
Conforme Castro, o momento é de intensificação dos compromissos políticos de Aécio, que tem o projeto de apresentar o seu nome como presidenciável aos tucanos e eleitores de diferentes estados brasileiros. De acordo com o deputado, como Aécio nunca se candidatou a presidente da República e nem é ministro de Estado, seu nome tem menos visibilidade na agenda nacional.
Mesmo assim, Castro avalia que as pesquisas pré-eleitorais indicam que Aécio tem boa avaliação nas regiões em que já é conhecido do público, como em Minas, além de apresentar grande potencial de crescimento devido aos baixos índices de rejeição a seu nome.
Ainda conforme Castro, os mesmos levantamentos apontam que o nome de Aécio é identificado com capacidade de aglutinação de forças políticas, o que é uma vantagem em uma corrida eleitoral. “A aglutinação é um grande desafio para a oposição, que se concentra no PSDB, DEM e PPS”, afirmou.
O deputado federal José Rafael Guerra (PSDB) concorda que o momento é de o governador buscar apoios fora de Minas. Ele vê boas perspectivas de Aécio conseguir mais espaço no Sul do país, tanto em Santa Catarina quanto no Paraná, por exemplo. Mas ressalva que apoios mais explícitos de líderes tucanos de outras regiões só devem surgir após a “manifestação das bases do partido”.
A escolha do nome do PSDB que concorrerá à Presidência da República só deve acontecer no início do ano que vem. De acordo com Rodrigo de Castro, as prévias do partido estão previstas para entre janeiro e fevereiro, mas antes a legenda deve concluir o recadastramento de filiados para identificar quem estará apto a participar do processo de eleição interna.
Castro diz que o partido tem 1,1 milhão de filiados, arregimentados em 20 anos de existência da legenda. Com o recadastramento, o PSDB deve depurar este número. “O que a gente quer é qualidade, e não número”, resume o secretário-geral do partido.
Mesmo com as prévias regulamentadas, a possibilidade um acordo entre o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que também pleiteia concorrer à Presidência, e Aécio, não é descartada. Caciques tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, admitem a hipótese de uma composição.

Serra, governador twitteiro

Passa de 2 horas da madrugada. O governador de São Paulo, José Serra, deixa de lado um calhamaço de notícias de jornal, liga o aparelho de som e espera o sono vir ao som dos Beatles. A cena da intimidade do governador foi registrada em menos de 140 caracteres, pelo próprio governador, em sua página pessoal na rede de microblogs Twitter. “Vim dormir Ia ler o clipping da imprensa da semana, mas desisti. Preferi ouvir o ‘Abbey Road’ inteiro dos Beatles e zapear na TV sem som”, escreveu Serra na noite de 13 de julho.
O governador paulista é tido hoje como o mais popular político da rede de microblogs, com 71 mil seguidores que acompanham em tempo real seus passos, já que é nome forte do PSDB para concorrer à Presidência da República. Aos 67 anos, Serra entrou para a turma dos internautas depois dos 60 anos e para a dos ‘twitteiros’ há pouco mais de três meses, em 19 de maio.