segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Jovens colhem os primeiros frutos do Projeto Esperança

Reporter; Rafael Sânzio
Ediçao: Bruna

O casal de namorados Débora dos Reis, 14 anos e Charles Ataíde, 15 anos, nunca trabalhou com carteira assinada. Tomaram conhecimento do Projeto Esperança a partir da mãe de Charles. “Quando ficamos sabendo, logo nos interessamos. É importante para o nosso futuro. Um emprego e uma boa carreira precisam de uma boa qualificação profissional. E acho que podemos começar bem, a partir dos cursos oferecidos no projeto”, declara Ataíde. A inserção de jovens carentes e familiares no mercado de trabalho, através de cursos de capacitação profissional é o resultado esperado com o lançamento do Projeto Esperança, uma parceria entre o América Futebol Clube e Senac Minas.
O convênio prevê a realização de cursos de qualificação na sede do Independência e dos pólos de Manhuaçu e Montes Claros, em Minas Gerais. Estima-se que cerca de 600 pessoas sejam atendidas diretamente até abril de 2010.
“Trabalho informalmente com minha mãe, mas quero um emprego melhor e com carteira assinada, pois isso pode me ajudar no futuro”, relata Mariana Pimentel Batista de 17 anos, moradora do bairro Horto em BH. Mariana demonstra interesse no projeto e almeja um futuro melhor para ela e sua família, acredita que com o projeto alcançará seus objetivos. Raphael Campos Alves, 15, morador do entorno do estádio, bairro Casa Branca, também acredita na importância do Esperança. “Quero ajudar minha mãe em casa. Com um bom emprego, vai dar para fazer isso e também comprar minhas coisas. O curso pode me ajudar a conseguir esse emprego”, conta.
Trabalhos como este já fazem parte do histórico de atuação social das duas organizações. Desde 2007 realizam parcerias para atender à demanda de capacitação e formação profissional da população. “Focamos nossas atividades nas necessidades dos moradores do entorno, como forma de atender às suas necessidades e à demanda do mercado profissional. Esse casamento Senac e América não tem divórcio e é de longa data. Iniciar a vida profissional dos jovens, de maneira organizada, digna, capaz e visando ao mercado de trabalho, é importante. Nós do Senac estamos muito felizes”, ressalta Sebastião Antônio dos Reis e Silva, diretor regional do Senac Minas.
O Presidente do Conselho de Administração do América Futebol Clube, Afonso Celso Raso, fala sobre a preocupação do clube com a área social e a importância do Senac no projeto. “Em um acordo firmado entre o América Futebol Clube e o Ministério Público de Minas Gerais, foi criado o projeto. A presença do Senac facilitou a viabilização”, explica o presidente. Para ele, essa iniciativa mostra que clubes de futebol podem perfeitamente se inserir em projetos sociais e oferecer oportunidade aos jovens.
As inscrições para os cursos profissionalizantes, destinados, prioritariamente, à famílias em situação de risco social, continuam abertas, no Senac Independência, localizado no Estádio Independência, à Rua Ismênia Tunis, s/nº, bairro Horto. Os interessados deverão comparecer à unidade e preencher os pré-requisitos. Entre os documentos exigidos, comprovantes de matrícula escolar e de renda da família. Mais informações pelo telefone: 0800 724 4440