sábado, 13 de setembro de 2008

Em menos de 48 hrs mais um Bebê é abandonado na Capital

Um bebê com 40 centímetros de comprimento e pesando três quilos e 250 gramas foi abandonado, no final da madrugada de ontem, na porta da casa de número 145 da Rua Igor, no Bairro Colorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Moradores que recolheram e deram a primeira assistência à criança acreditam que ela tenha sido deixada no local por volta das 5 horas da manhã de ontem, pouco tempo depois do parto, já que ainda estava com o cordão umbelical com sangue líquido. O bebê foi recolhido pela polícia e internado na UTI Neonatal da Maternidade Municipal de Contagem.
No final da manhã de ontem, segundo informações da coordenadora administrativa da maternidade, Renata Moreira, o bebê apresentava boa saúde, sem nenhuma complicação, e foi alimentado com leite logo que chegou ao hospital. Assim que a notícia do abandono se espalhou, o telefone não parou de tocar. Eram famílias de Contagem e de Belo Horizonte querendo saber sobre o estado de saúde da criança e interessadas na adoção. Renata Moreira disse que o menino, se continuar bem de saúde, terá alta hospitalar tão logo o Conselho Tutelar de Contagem determine o local para onde será levado.
Três mulheres foram as primeiras a cuidarem do bebê. A professora Maria Helena Condé da Silva, 44 anos, casada, dois filhos; Luíza Rodrigues dos Santos, 45 anos, casada, mãe de três crianças, e Marlene Aparecida da Silva, 49 anos, que moram na confluência das Rua Igor com Rua L, no Bairro Colorado. «As minhas vizinhas encontraram a criança na porta da casa e me chamaram para ajudar e prestar socorro», lembrou a professora Maria Helena. «O meu marido é taxista e, quando contei o caso para ele, telefonamos para a polícia e avisamos sobre o bebê abandonado. O menino estava vestido apenas com uma blusa grande e tinha uma toalha rasgada enrolada no corpo. Ele estava com o rostinho roxo, mas não estava chorando. Por isso, arrumamos uma manta para aquecê-lo até que a polícia chegasse», conta.
As mulheres contaram que a criança foi descoberta, às 6h30 de ontem, por um homem que mora no número 145 da Rua Igor, que estava saindo para o trabalho. Ele abriu a porta da casa e viu o bebê sobre o passeio. Assustado, chamou as vizinhas e foi trabalhar. «Fiquei preocupada, porque aqui nesse bairro existem muitos cães nas ruas que poderiam ter atacado a criança», comentou Marlene Aparecida da Silva.
A ocorrência policial sobre o abandono do bebê será encaminhada à Vara da Infância e Adolescência de Contagem na segunda-feira, quando terão início as investigações. Rogério Gomes Santana, do Conselho da Infância e Juventude da Regional da Ressaca, disse que esse setor poderá ser acionado pela Justiça, na próxima semana, para acompanhar o caso.
De janeiro e abril deste ano já foram registrados 43 casos de abandono de crianças e recém nascidos na capital, segundo informações da Secretaria de Estado da Defesa Social. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte foram registradas 69 ocorrências e, em todo o Estado, em igual período, 621. Os números divulgados apontam ainda um crescimento de 80% nesse tipo de ocorrência em Belo Horizonte.
Outra criança encontrada no lixo na quinta-feira, dentro de um saco de plástico, na Rua João Ribeiro, no Bairro Santa Efigênia, Zona Leste da capital, continuava internada ontem no Hospital da Santa Casa sem nenhuma complicação de saúde. A polícia ainda não havia identificado a sua mãe.