sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Moça fuzila rapaz em desputa pelo tráfico

Crianças e adolescentes enamoradas pelo tráfico, grávidas e no centro de disputas violentas pelos pontos de distribuição de entorpecentes. Uma realidade do submundo do crime nas áreas mais pobres de Belo Horizonte que terminou com a morte de um jovem de 18 anos e uma criança ferida por tiros, na noite dessa quarta-feira, no Bairro Horto, Região Leste.
Dois suspeitos foram presos, inclusive a suposta matadora, de apenas 15 anos. Um terceiro ainda é procurado. Segundo testemunhas, os assassinos estavam numa moto vermelha, pilotada por um homem, traficante do Bairro Sagrada Família, na mesma região. Na garupa, uma mulher de jaqueta de couro com uma arma. Ela tinha cobertura de outro homem, num automóvel Tipo azul, que vinha logo atrás.
O jovem Rodrigo Rodrigues Pereira, conhecido como «zóio», de 18 anos, estava na porta de uma residência na Avenida Gustavo da Silveira. Conversava com quatro menores, sendo duas delas ex-namoradas, L., de 11 anos, e G., 15 anos, grávida de 8 meses, supostamente dele. A via é cercada por duas ativas bocas de fumo, uma próxima à Avenida Silviano Brandão e outra na Rua São Joaquim. Morador do Bairro Lar de Minas, em Vespasiano, na Grande BH, o rapaz, segundo a Polícia Militar, estava envolvido na distribuição e consumo de tóxicos daquela área, que é rival do Bairro Sagrada Família.
Testemunhas relataram que, por volta das 22 horas, a moto vermelha e o automóvel azul estacionaram bruscamente na frente da turma. A mulher de jaqueta saltou da garupa e sacou uma pistola. Imediatamente Zóio se levantou e entrou na frente da grávida, com os braços abertos. «Ele gritou para a gente: ’Corre que eles vão atirar’», lembrou a gestante G.. Assustado, o grupo dispersou correndo em todas as direções. A matadora começou a disparar de curta distância contra o jovem. O corpo dele ainda caía quando a pistoleira voltou sua arma para a criança de 11 anos e atirou, atingido-a na panturrilha direita. Toda ação durou menos de 30 segundos e terminou com a fuga dos assassinos.
Ferida, a menina foi pulando numa só perna até sua casa. «Mãe, ganhei um tiro», exclamou ao entrar em casa. A mãe dela não acreditou ao ver o ferimento que transfixou a perna fina da filha de 11 anos. «Minha mãe duvidou. Achou que alguém tivesse me encostado. Chegou gente do bairro me chamando para ir para o hospital. O Zóio tinha morrido», contou a menina. Tanto ela quanto a adolescente gestante, de 15 anos, negaram o relacionamento amoroso com o rapaz, mas admitiram saber que ele consumia e distribuía drogas. «Não vou mais ficar zuando na rua. Podia ter morrido com este tiro. Foi um susto. Ainda não acredito», afirmou L..
De acordo com vizinhos, o jovem ficava perambulando pela rua, conversando com a vizinhança em meio ao tráfico. O romance de Rodrigo com as duas menores era de conhecimento de muitos vizinhos. «Ele ficava com elas e engravidou a mulher de um bandidão lá do Coração Eucarístico também» disse um jovem, que pediu para não ter o nome revelado por temer por sua segurança. «Trabalho justamente naquele bairro, no meio da guerra dos traficantes. A situação aqui está preta. O tráfico dominando e impõe o medo», disse.
Por volta das 12 horas de ontem, entre os dois bairros, a PM conseguiu capturar dois suspeitos de terem disparado contra o grupo. Foram detidos Rafael Augusto Duarte, o «Ferrugem», de 18 anos, que seria o motociclista, e sua namorada, de 15 anos, reconhecida como a atiradora. Marco Lima Garcia, vulgo «Sic», também é procurado. De acordo com o capitão Anderson Sales, do 16º Batalhão da PM, Ferrugem assumiu o crime. «Disse que foi ele quem matou o Zóio, por causa de uma disputado do tráfico». Os dois rapazes têm passagens na polícia por porte de arma, em 2005 e 2006, além de tráfico de drogas, em 2007.