quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Unimontes é destaque entre as melhores do país

A Universidade Estadual de Montes Claros se destaca mais uma vez no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cujo resultado referente ao ano de 2007 foi divulgado quarta-feira, 6, pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Todos os 7 cursos da Unimontes avaliados - Agronomia/Janaúba, Educação Física/Montes Claros e Januária, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia/Janaúba - obtiveram conceitos máximos (4 ou 5) e estão mais uma vez entre os melhores do estado e do país.
Destaque para o curso de Serviço Social, único com nota 5, a maior, entre os cinqüenta avaliados em Minas Gerais.
Conforme dados do MEC, em todo o país, foram avaliados 3.239 cursos de 753 instituições públicas e particulares de ensino superior em 16 áreas de conhecimento. Minas Gerais foi o Estado que obteve o maior número de instituições com conceito máximo, com destaque para as públicas.
Para o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, "os cursos da Universidade se mantiveram entre os melhores de Minas Gerais e do Brasil, confirmando a qualidade do ensino oferecido na instituição, assim como a competência de seu corpo docente e o compromisso, a dedicação e o alto nível dos acadêmicos".
Ainda segundo o professor Paulo César, o desempenho da Unimontes no Enade é fruto, ainda, dos esforços despendidos para a capacitação docente, melhoria da infra-estrutura, consolidação da investigação científica, fortalecimento da graduação e dos programas de pós-graduação Stricto sensu. A opinião é compartilhada pela pró-reitora de Ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida, ao enfatizar que os resultados no exame reforçam ainda mais o conceito da Unimontes em nível nacional.
- O envolvimento e o comprometimento da comunidade acadêmica, além da solidariedade da classe política e da sociedade regional, foram fundamentais para que obtivéssemos, uma vez mais, conceitos máximos no Enade, mas é indispensável, também, enaltecer o apoio recebido do governador Aécio Neves, do vice-governador Antonio Anastasia, dos secretários Danilo de Castro (Governo), Renata Vilhena (Planejamento e Gestão) e Alberto Duque Portugal (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), assim como da Fapemig - enfatiza o reitor.